Chairman

Como Chairman da Rich’s Products Corporation, Robert E. Rich Jr. (Bob) conduziu a companhia para uma receita global de vendas de mais de 4 bilhões de dólares. Durante sua gestão, a Rich’s continua a firmar parcerias e adentrar em novos mercados com excelência em práticas de gerenciamento, ética de negócios e qualidade de atendimento e serviços prestados ao consumidor, características estas que fazem de Bob um dos mais notáveis líderes de negócios de toda a América.

O dinamismo de sua liderança foi reconhecido com uma nomeação ao cargo de Chairman da Grocery Manufacturers Association americana em 1999 e como Diplomata da National Restaurant Association, em maio do ano 2000.

Outras nomeações notáveis incluem sua indução ao Frozen Food Industry Hall Of Fame em 1996, tornando seu pai, Robert E. Rich, Sr, e Bob, os primeiros representantes diretos de uma mesma geração a serem nomeados. Naquele mesmo ano, a revista Refrigerated and Frozen Foods nomeou Bob como Executivo do Ano. Em 2017, Bob e seu pai foram induzidos à turma inaugural do Western New York Business Hall of Fame, juntando-se a um seleto grupo com os maiores nomes da liderança da cidade de Buffalo, em Nova York.

Bob é membro da Grocery Manufacturers Association Hall of Achievement, do National Frozen Food Hall of Fame, do Prepared Food Hall of Fame e do ENACTUS (Entrepreneurial, Action, Us) Hall of Fame. Além disso, Bob também faz parte do Buffalo Baseball Hall of Fame, Buffalo Sabres Hall of Fame, Greater Buffalo Sports Hall of Fame e do National Baseball Congress Hall of Fame. Em 1999, tornou-se o segundo pescador a ser incluído no Hall da Fama da Pesca do Sul da Flórida.

Em paralelo à sua liderança na Rich Products, Bob também desempenhou um importante papel no baseball profissional de Buffalo. Em 1983, adquiriu a franquia do time profissional Buffalo Bisons, com o objetivo de mantê-lo na cidade de Queen City.

No ano seguinte, em 1984, alcançou outro grande objetivo ao adquirir a equipe Wichita Aeros e mover sua sede para a cidade de Buffalo.

Em 1998, Bob inaugurou uma arena de baseball no centro de Buffalo, realizando o sonho de construir uma nova casa para os Bisons e colocar o time no caminho das grandes conquistas e vitórias nas ligas de baseball americanas.

Ele atuou como Presidente e CEO da Bison Baseball Inc., Northwest Arkansas Baseball Inc., e Morgantown Baseball Inc. Além disso, Bob também é ex-comissário do National Baseball Congress, uma organização de ligas amadoras e semi-profissionais de baseball que operam nos EUA e no Canadá.

Comida Favorita
Pargo de cauda amarela, espiga de milho, salada de endívia, pão de fermentação natural, uma taça de Chablis e uma fatia de cheesecake da Rich’s
Atividade Favorita
Escrever durante uma boa pescaria
Melhor coisa sobre seu trabalho
Curtir os associados e clientes da Rich’s
Pior coisa sobre seu trabalho
Nunca há tempo suficiente

Principais conquistas na carreira

O caminho de Bob para o sucesso, nos negócios, esportes e na comunidade, começou na Nichols School, em Buffalo, onde atuou como quarterback no time de futebol americano e goleiro de hóquei na escola preparatória.

Depois de Nichols, Bob continuou a mostrar seu talento na Williams College, onde se formou no ano de 1963 atuando como co-capitão na equipe de hóquei durante seus anos universitários. Após graduar-se, retornou para Buffalo e ingressou no hóquei profissional como goleiro reserva dos Buffalo Bisons na Liga Americana de Hóquei, antes de uma tentativa de fazer parte da equipe olímpica americana das Olimpíadas de 1964.

Após servir na Guarda Nacional Americana, Bob juntou-se à Rich Products em 1964, sendo introduzido ao cargo de Presidente da subsidiária Rich Products canadense. Paralelamente ao seu trabalho, retomou os estudos para concluir um MBA com honras na renomada University of Rochester Simon School of Business em 1969. Com isso, criou o departamento de marketing e vendas na Rich’s, atuando como Vice-Presidente do setor.

Com o tempo, Bob seguiu os passos do pai e mentor, Robert E. Rich, ao assumir a presidência e o cargo de Chairman da companhia nos anos de 1978 e 2006, respectivamente.

 

Prêmios
  • Canisius College Distinguished Citizen Achievement Award, 1991
  • Watson Rogers Award, 2002 (The Association of Sales & Marketing Agencies)
  • Global Champion of ENACTUS Award
  • America’s Free Enterprise Legend Award, 2001 (ENACTUS)
  • New York State Governor’s Anti-Drug Abuse Council’s Rita Webb Citizens Drug Fighter of the Year Award
  • Thad and Alice Eure Ambassador of Hospitality Award, 2009 (National Restaurant Association Educational Foundation)
  • Business First Most Influential Business Leader in Western New York in 2012
  • Outstanding Business Leader in Western New York – inaugural award based on survey of WBEN radio listeners in 2015
  • Distinguished Fellow Award (Cleveland Clinic 1921 Society) in November 2015

Conselhos e lideranças

Atualmente, Bob participa ativamente de diversos conselhos e organizações, atuando como Chairman emérito no Conselho de Administração e Curadores da Cleveland Clinic e Curador emérito da International Game Fish Association.

É membro do conselho de liderança da Cystic Fibrosis Foundation, co-fundador e ex-presidente da Western New York United, uma associação contra o abuso de álcool e drogas, e do desafio anual entre celebridades Greater Niagara BassEye com sua esposa, Mindy. Em um evento em Buffalo, arrecadou mais de 1,3 milhões de dólares para pesquisas em fibrose cística. Também é membro da Outdoor Writers Association of America, United States Squash Association, Billfish Foundation, United States Masters Swimming – Florida Gold Coast Chapter e membro vitalício da Distinguished Order of Zerocrats e National Frozen & Refrigerated Foods Association Honorable Order of Golden Penguins.

Bob é ex-Chairman da National Frozen Food Association (NFFA), uma associação que representa mais de 1,600 distribuidores, corretores e produtores do setor, sendo uma das pessoas mais jovens a ingressar em seu quadro de liderança. É ainda ex-Chairman do Uniform Code Council, ex-Vice-Presidente da International Game Fish Association, Cleveland Clinic Foundation Development Committee e ENACTUS.

Atua como administrador e diretor da Cleveland Clinic Foundation, conselheiro administrativo da Universidade de Rochester e diretor das seguintes instituições: 100 club of Buffalo Inc., da Liga Internacional de Baseball Profissional e Liga Atlética da Polícia. Junto à sua esposa, Mindy, co-produziu diversas produções teatrais na Broadway como parte do Rich Entertainment Group.

Livros Publicados
  • Fish Fights: A Hall of Fame Quest, introduction by Sandy Moret (2001)
  • The Fishing Club: Brothers and Sisters of the Angle, foreword by Jay Cassell (2006)
  • Secrets from the Delphi Café: Unlocking The Code to Happiness, co-written by Scott Friedman, with Mike Pehanich (2006)
  • The Right Angle: Tales from a Sporting Life (2011)
  • Looking Through Water (2015)) *Gold Medal Winner – 2016 Readers’ Favorite/Fiction Southern Category