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Economia

3 ideias para ampliar vendas B2B em época de retração

Para parte do mercado, o ano passado foi o primeiro ano pós-pandêmico em que as empresas voltaram a operar normalmente. Mesmo que alguns países tivessem dificuldades com a cadeia de suprimentos e com o fornecimento de matérias primas. Sendo assim, empresas por todo o globo voltaram a produzir em grandes escalas. Entretanto, mesmo que a indústria se empenhasse em recuperar o tempo perdido, pudemos observar uma inflação crescente. Isso foi suficiente para aumentar a taxa de juros dos mercados. 

Nesse contexto, com preços cada vez mais elevados, como o mercado de vendas B2B devem trabalhar para manter suas vendas? O ano ainda está na metade e ainda há tempo de recuperar-se de um primeiro semestre difícil. Por isso, apresentamos 3 propostas que podem ajudar as empresas a baterem suas metas nesse ano. Continue lendo para saber mais: 

Venda Otimizada

Com essa taxa de juros elevada, as organizações tendem a reduzir seus orçamentos, afetando diretamente o pipeline de vendas B2B. Por isso, o grande desafio está em otimizar o funil de vendas, refinando suas estratégias e permitindo que os vendedores possam aplicar as campanhas de marketing baseados em conta.

Nesse sentido, é importante adotar um olhar ainda mais próximo da estratégia do cliente, envolvendo a indústria de forma inteligente no business dos seus clientes. Algumas indústrias, como a própria Rich’s, são capazes de criar essas campanhas de marketing e trabalhar lado a lado com seus clientes, através do uso de tecnologia e dados, para otimizar e ampliar o sell-out dos parceiros.

Muitos distribuidores parceiros da Rich’s usam de um mesmo sistema de inteligência e acompanhamento de vendas que compartilha dados para ampliar as possibilidades de sucesso. Isso só foi possível através do estreitamento de relações e colocando o cliente no centro de todo o processo produtivo. Parece clichê, mas quanto mais inteligente for a venda da indústria, focada nas necessidades dos clientes, maior o sucesso das vendas. Por isso, reavaliar a estratégia empresarial, dando mais insumos para vendas e focando esforços no sell out do cliente, é uma ótima alternativa. 

Omnichannel – um caminho sem volta

Omichannel é a estratégia que te proporciona uma mesma experiência em diversos canais diferentes. Seja na venda física ou online, é importante que as organizações B2B ofereçam diversos meios de finalizar a venda. Se ilude quem pensa que a venda online é importante somente para o consumidor final. Um estudo da McKinsey descobriu que os clientes B2B usam regularmente dez ou mais canais para interagir com os seus fornecedores.

Seja através do instagram da empresa, por telefone, e-mail ou presencialmente, é muito importante que o cliente sinta que está falando com a mesma empresa, não importa em qual canal. Isso fortalece a confiança não somente em um vendedor, mas facilita a conclusão de vendas em qualquer canal. Isso porque a empresa não ficará dependendo apenas do time comercial para a prospecção de leads. Por isso, é importante que a estratégia de vendas e marketing seja comunicada para qualquer área que possa ter contato com o cliente, nos diversos canais disponíveis para atendimento ou relacionamento. Empresas que forem verdadeiramente conectadas em seus diversos canais vão obter vantagem competitiva em 2024 em diante.  

Mais do que produto

Uma estratégia muito importante para 2023 em diante é intensificar soluções na forma de serviços. Muitas empresas adotam o pacote de valor completo que oferece não só o produto como vantagem, mas serviços associados capazes de simplificar processos dentro das empresas compradoras. Na Rich’s, além da compra de produtos únicos no mercado, todo cliente tem um grande benefício incluído: o serviço. Esse serviço é oferecido por técnicos confeiteiros que ensinam não só o manuseio do produto comprado, mas elaboram receitas, ensinam equipes e treinam clientes para um resultado com menor desperdício.

Esse tipo de solução permite que seu preço seja mais elevado, mas as facilidades que o serviço incluído promovem são grandes diferenciais que te colocarão à frente do mercado, com vantagens competitivas. No ramo da confecção, existem indústrias que não só oferecem peças de roupas para venda, mas também apoiam o processo de venda do cliente. O treinamento de equipes a exporem essas roupas em lojas, com profissionais treinados em visual merchandising, é um exemplo. Apoiar o sell out do seu cliente é cada vez mais inevitável, sendo uma das principais formas de ampliar os ganhos da indústria.

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