Negócios
Estudo exclusivo para Casas de Festa: uma pesquisa Rich’s Cesibon
Dentro das Lojas de artigos para festas, quais são os atributos mais importantes na hora de ser escolhido pelo shopper? Para responder essa pergunta, continue lendo.
Nos últimos anos, as lojas físicas passaram a usar dados e informações para oferecerem experiências muito mais assertivas no Brasil. Barbosa, em 2022, explica que nos mais diversos setores e durante anos as pesquisas e uso da inteligência de dados passou a ser um grande diferencial para grandes varejistas.
Além disso, as lojas de artigos de festa tiveram um aumento de demanda devido ao aumento das confeiteiras e, no período pós pandêmico, o retorno das celebrações e datas comemorativas aqueceu o mercado de consumo das casas de festa. Mas a grande questão está em utilizar informações e dados de consumidores para otimizar a experiência do consumidor dentro da loja.
Por isso, nós da Rich do Brasil aplicamos uma pesquisa aprofundada sobre os atributos mais importantes dentro das casas de festas. Continue lendo para saber os resultados.
93% das pessoas compram em Lojas de Artigos de Festas
A pesquisa foi aplicada com mais de 100 pessoas do ramo da confeitaria, em diversos estados do Brasil, sendo que 93% delas fazem compras recorrentes em casas de festas. 25% das pessoas compram nas Casas de Festas em um intervalo maior do que um mês. Já outros 25% dizem que fazem compras uma ou mais vezes por semana em Casas de Festas. Já 20% das pessoas vão nas casas de festa pelo menos uma vez por semana.
Entretanto, apenas 12% das pessoas compram em uma única casa de festas. Ou seja, as pessoas costumam fazer compras em mais de uma casa de festas por período.

Dentre os mais de 10 atributos listados, os que mais importam na hora de uma pessoa escolher as casa de festas, são: em primeiro lugar, a variedade de produtos (94%), seguido por preço (88%) e por possibilidade de fazer aulas no local (45%). Sendo assim, oferecer cursos e aulas dentro das casas de festas é um fator muito importante. Além disso, 70% dos respondentes dizem que oferecer esses cursos têm um grau de importância máximo, para que a casa de festas seja escolhida na hora de comprar.
Clube de fidelidade é uma grande oportunidade
A maioria dos respondentes dizem que gostariam que a casa de festas tivesse um clube de fidelidade para desfrutar de descontos. Como sabemos que as pessoas escolhem mais de uma casa de festas para comprar, a criação de um clube de fidelidade poderia colocar a casa de festas como primeira opção, ao oferecer essa alternativa.
Além disso, as aulas e degustações aparecem em segundo lugar como alternativa em que os compradores gostariam que tivesse dentro das casas de festas que compram atualmente. Ou seja, essas pessoas, atualmente, não encontram aulas nas casas de festas em que compram, mesmo sendo uma alternativa de extrema relevância para o comprador.

Velocidade, conhecimento e organização: qual atributo é o mais importante?
Entre os três atributos, velocidade, conhecimento e organização, a organização é a que ganha no grau de importância para o comprador, seguido pela velocidade do atendimento e, por último, a expertise do funcionário sobre os produtos.
Ou seja, o atendimento rápido no caixa é importante. Por isso, as filas demoradas podem ser fatores de incômodo ou empecilhos para que um comprador escolha a casa de festas em questão. Nesse sentido, é interessante investir em alternativas que tornem os caixas rápidos, mas sem abrir mão da organização. Ao mesmo tempo, visitamos algumas casas de festas na cidade de São Paulo e pudemos observar que a fila também contribui para benchmarks entre as confeiteiras, bate-papos sobre receita e trocas de experiências. Talvez seja por isso que as cabines de self checkout não são atributos importantes para as casas de festas, já que apenas 9% dos respondentes gostariam dessa alternativa.
Quanto à expertise sobre produtos, mais da metade dos respondentes dizem que os funcionários detém muito conhecimento sobre os produtos, mesmo que esse atributo não seja o de maior relevância para o comprador.

Quanto as 3 alternativas menos votadas no grau de importância pra o comprador, ao visitar uma casa de festa, estão: condições de pagamento e parcelamento, atendimento e proximidade à residência.
Gostou da pesquisa? O que você gostaria de saber sobre as casas de festas? Deixe o seu comentário para a próxima pesquisa Rich’s.
Deixe um comentário