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DICAS & TENDÊNCIAS

Tendências

Como sua vitrine pode estimular os momentos de indulgência do consumidor e ajudar nos negócios?

A vitrine é a janela do seu negócio para o mundo. Ela deve atrair a atenção e despertar o desejo do consumidor, influenciando diretamente na sua decisão de compra. 

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais em busca de momentos de indulgência (ou autossatisfação). Querem aliviar o estresse da semana ou compensar o rigor da dieta entregando-se, vez ou outra, a alimentos saborosos que proporcionem prazer, conforto e alegria. A vitrine deve explorar essa tendência e assim ajudar o seu negócio, aproveitando a oportunidade de que o mercado de indulgência movimenta 73 bilhões de reais por ano só no Brasil (Fonte: Exame).  

Mas como criar uma vitrine “indulgente” e atrair novos consumidores? 

O primeiro passo é explorar a sensorialidade, estimulando o desejo e o ímpeto para o consumo. Faça o seu cliente “comer com os olhos”. Na sua vitrine, os produtos devem “exalar” frescor, brilho, cores e texturas. A iluminação pode ajudar a realçar essas características. Caldas, coberturas, geleias de brilho e adereços comestíveis embelezam os produtos, ajudam na proteção, sugerem sabores explosivos, entre outros benefícios. Com isso, chamam a atenção de quem passa. 

Por exemplo: um bolo cortado, revelando o seu interior com múltiplos recheios, aguça mais o desejo do consumidor do que o bolo exposto inteiro na vitrine. 

O cheiro é outro aliado. No ambiente da sua loja, deixe aflorar os aromas próprios dos ingredientes e dos processos de produção e fabricação, como o cheirinho de café, pão, chocolate, morango e outros ingredientes que remetam à memória afetiva. 

diversificação também é importante. Cuide para que a maior parte do seu menu esteja representada na vitrine, desde os produtos mais simples aos de maior valor agregado. Isso abre o leque de opções para o consumidor. Um dia ele pode experimentar a fatia de cheesecake com cobertura de frutas vermelhas e, na semana seguinte, voltar para provar o bolo com cobertura de ganache que ele viu na vitrine. Ou seja, contribui para a fidelizar o cliente. 

Por fim, vá fundo na hora de informar o que está na vitrine. Forneça os detalhes e exalte as qualidades do que está exposto. É mais uma maneira de conduzir o seu cliente rumo a uma experiência de consumo prazerosa. Em vez de dizer apenas “bolo de chocolate”, informe na placa ao lado do produto: “Bolo cremoso com dupla camada de recheio e cobertura de chocolate ao leite. Feito hoje!”  

Com essas dicas, o cliente vai dizer “eu mereço!” sempre que passar pela sua vitrine, com água na boca, já pronto para fazer o pedido. E você sabe: cliente feliz é a alma do negócio. 

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