Voltar

DICAS & TENDÊNCIAS

Economia

Dados de mercado sobre a Páscoa


A corrida para a Páscoa 2024 já começou. Com um turbilhão de postagens nas redes sociais sobre essa data, ela chegou colada no ano novo. Confeitarias e padarias se preparam para a celebração mais importante do mundo doce. Mas existem dados sobre a Páscoa que todo estabelecimento deveria saber. Será que o seu negócio está preparado? Veja a seguir as informações que permearam as vendas na Páscoa no ano passado para ter sucesso em 2024. 

O comportamento do consumidor na páscoa

Diferente dos resultados do Natal 2023, a expectativa da Páscoa 2024 é superar as vendas do ano anterior. A força da indústria, do comércio e as buscas relacionadas ao tema já começaram a crescer. 

Há menos de 3 meses da data, já é possível observar aumento de busca por termos correlacionados no google, tikok, youtube e instagram. Quanto maior a aproximação à data, as buscas tendem a se tornar maiores, de acordo com os dados dos anos anteriores.

De acordo com os dados sobre a Páscoa, a data está entre as melhores épocas para o comércio varejista. Isso porque 86% das pessoas disseram, no ano passado, que pretendem comemorar a Páscoa. Esse número foi 12% maior do que o ano de 2022. Já nesse ano de 2024, os números prometem ser ainda maiores.

Depois de anos de muitas restrições, no ano de 2023, os consumidores estavam mais dispostos a aproveitar. Isso significa que as reuniões em grupos de família ou amigos foram a primeira opção para comemorar a Páscoa. Mais de 40% das pessoas se reuniram na casa de algum conhecido. Já 37% disseram que fizeram questão de preparar uma refeição especial para a data. 

A tradição ainda existe

Os brasileiros, em 2023, continuaram valorizando as tradições. Veja esses dados sobre a Páscoa. 65% dos brasileiros se alimentaram de peixes e frutos do mar nessa época. Uma forte tradição relacionada a abstinência da carne. Já 63% disseram que consumiram ovos de Páscoa. 44% disseram que além dos ovos, optaram por outras opções de sobremesas e doces. 

O setor de alimentos e bebidas é o que mais cresce de acordo com os dados sobre a Páscoa. Mas as roupas, utensílios domésticos e brinquedos também sentem o aumento nas vendas durante essa época. 

A grande oportunidade está nos presentes. 75% das pessoas presentearam alguém durante a Páscoa de 2023. E a grande maioria das pessoas disseram que presentearam mais de uma pessoa. Dentre os presentes que estiveram na lista dos mais comprados, de acordo com os dados sobre a Páscoa, estão: 

  • 43% comprou bombom ou barras de chocolate
  • 36% comprou ovos de Páscoa industrializados
  • 35% escolheu os ovos de Páscoa artesanais

As oportunidades para 2024 não serão poucas, visto que o brasileiro promete passar mais um ano em celebração. Reuniões familiares e ajuntamentos são grandes momentos para ampliar as vendas durante a Páscoa. Não somente de insumos alimentícios, mas de pratos já prontos e doces além do ovo de Páscoa.

Veja mais sobre dicas de tendências e negócios aqui.

*FONTES: O GLOBO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também