Economia
Mão de obra: driblando o desafio recorrente do setor alimentício
A mão de obra qualificada diz respeito a profissionais que têm qualificação para desempenhar determinada tarefa. Esse termo não diz respeito, somente, à detenção do conhecimento necessário para algum processo ou atividade. Mas sim, está associado aos soft skills do profissional, junto do conhecimento técnico.
Uma pesquisa realizada pelo ManpowerGroup mostrou que a falta de mão de obra qualificada no Brasil é um desafio. 81% dos profissionais não foram considerados qualificados em 2022, superando em 6 pontos a média global.
Em um cenário onde o mercado se retrai cada vez mais por conta das taxas de juros e os preços mais elevados, é muito importante contar com profissionais qualificados que conseguem otimizar atividades e minimizar erros, retrabalhos e desperdícios. Ou seja, o mercado atual exige cada vez mais uma equipe competente. Isso significa entregar resultado da melhor forma! Por isso, é importante que o colaborador saiba resolver problemas e lidar com os recursos de forma otimizada.

O desafio no setor alimentício
No setor alimentício, esse desafio é ainda mais latente. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, quase metade dos respondentes dizem que sentem dificuldade para recrutar mão de obra. E não para por aí. Segundo a Forbes Brasil, a geração que será a próxima a ocupar os cargos nas empresas também será um desafio. Isso pois a geração Z é a menos engajada no trabalho. A consultoria EDC Group afirma que mais de 12,5% dos profissionais dessa geração dizem que não cumprem o horário da jornada completa de trabalho. Isso significa que, cada vez mais, as empresas terão de se adaptar a um cenário de desafios. Tecnologia e treinamentos para otimizar os processos serão aliados da mão de obra qualificada.
É por causa de todo esse cenário de desafios que as empresas alimentícias precisam se atentar aos treinamentos. Se o profissional não chega qualificado no nosso estabelecimento, ou custa mais do que podemos pagar, uma das saídas é investir em processos de qualificação desse profissional. Contudo, nem todas as empresas conseguem dispor de grandes valores para fazê-lo. Segundo o SEBRAE, nove em cada dez empresas sentem que precisam de treinamentos para seus funcionários. Mas nesse cenário de retração do mercado, isso parece cada vez mais difícil.
Para padarias e confeitarias dentro de supermercados, essa lacuna pode ser ainda maior. Como a padaria não é o principal canal de receita dos mercados, os investimentos ficam ainda mais distantes. Nesse sentido, contratar especialistas ou treinadores de equipes se tornou uma dificuldade. Além desse desafio, existe uma grande preocupação dos responsáveis em encontrar produtos que minimizem a perda. Isso significa identificar fornecedores que garantam qualidade, durabilidade, shelf life e sabor bom nas produções. Mas, nem tudo está perdido. Existe uma forma inteligente que dribla esses desafios da mão de obra. Continue lendo para saber mais.
Uma solução inteligente
A boa notícia é que existe uma grande saída! Atualmente, muitos supermercados contam com a experiência e parceria da Rich’s. Uma empresa global, fornecedora do ramo de alimentos há mais de 80 anos, que vai além da venda de insumos e produtos. Campeã em fornecimento de cremes tipo chantilly e insumos como caldas, recheios e outros para produções alimentícias, a Rich’s encontrou a grande solução! O que significa que fornecer produtos ideais para produção é apenas uma das atividades dessa organização americana.
Hoje, a Rich’s conta com um grupo de chefs e líderes, chamado time técnico. Todos eles são contratados da própria empresa e responsáveis por garantir otimização de produção dentro dos supermercados e parceiros. Nesse sentido, o time técnico leva o melhor produto para cada caso e agrega serviços gratuitos a cada cliente. Sendo eles:
- Treinamento gastronômico da equipe, dentro da cozinha do cliente Rich’;
- Aulas para otimizar o uso e reduzir desperdício de produtos gerais;
- Elaboração de receitas e cardápios para os estabelecimentos alimentícios;
- Criação de receituários sazonais completos para ampliar vendas nas datas comemorativas;
- Desenho de custo e retorno das receitas e apresentação para o time responsável;
- Suporte físico ou digital para quaisquer necessidades;
- Ideias para alocar ou substituir produtos que possam aumentar a margem, sem abrir mão do sabor.
Essas são algumas das atividades que o time técnico da Rich’s desempenha nas padarias dentro de supermercados. Hoje, a Rich’s tem parceria com mais de 40 grandes grupos de varejo, sendo o pioneiro no Brasil. A empresa conta com um portfólio de quase 80 produtos pensados para otimizar produção em padarias e reduzir custos. Com esse apoio 360° e foco 100% nos clientes, a Rich’s tem conquistado marcos cada vez mais importantes de ampliação de receitas e ganhos nas padarias dentro de supermercados, através dos treinamentos inteligentes.


Se você gostaria de ter o apoio no treinamento e qualificação de equipe e encontrar os melhores recursos para a produção dentro da sua padaria ou supermercado, a equipe Rich’s está à disposição. Mantenha sua competitividade, não importa para onde o mercado se movimente. Clique e fale conosco: https://www.richs.com.br/contato
Deixe um comentário