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Momentos de consumo: como vender mais alimentos para as pessoas certas
Momento de consumo é a combinação de elementos que definem como e o que será consumido em um determinado período. Alguns fatores são considerados para levar em conta em que momento de consumo uma pessoa está. Dentre eles, estão as perguntas: onde, quando e com quem estamos, além de entendermos o que escolhemos consumir e porquê. Isso tudo, permitirá que você possa vender mais e na hora certa para o seu cliente através dos momentos de consumo
Uma pesquisa global da Rich’s, mostra que um único item alimentício pode ser consumido nos diversos momentos do dia. Por exemplo, o café. O café pode ser consumido no café da manhã, ou no meio da manhã para garantir uma energia matinal. Entretanto, ele pode ser consumido logo após o almoço, geralmente em grupos, ou no meio da tarde, para ter um momento de descanso ou bate-papo.
Esse é um exemplo muito claro de como um único item alimentício pode ter diversas representações no dia de uma pessoa. Além disso, mostra como escolhemos consumí-lo nas diferentes horas do dia.
Esse artigo vai te esclarecer como você pode se usar das diferentes sobremesas, pães e criações durante o dia para ampliar as chances de venda em cada momento. Continue lendo para entender mais.
Cliente no centro: o que ele quer consumir?
Já que nosso objetivo é vender mais e na hora certa para o seu cliente através dos momentos de consumo, ampliar as possibilidades de um mesmo produto ser utilizado em diversos momentos é muito importante.
O primeiro deles é que “gerar demanda” não significa empurrar produtos para seu cliente final. Mas sim, observar suas necessidades e desejos durante o dia e atendê-los. Por isso, é importante observar, pesquisar e entender a fundo o consumidor.
Nesse sentido, a Rich’s em parceria com a consultoria Streetbees elaborou o estudo que pesquisa a fundo as necessidades do cliente em cada momento do dia. Foram mais de 2600 histórias ouvidas para desenhar os diversos momentos de consumo que estão no universo dos nossos clientes de padarias, confeitarias e food service. Pesquisamos pessoas que se alimentam tanto dentro de seus lares, quanto fora de casa.
E os resultados são impressionantes! Quando olhamos para o nosso público, são quase 20 momentos de consumo envolvidos na alimentação do brasileiro. Será que estamos olhando para todas as oportunidades que esses momentos nos abrem? Fizemos uma triagem dos 3 momentos de consumo mais importantes para o Brasil para você. Acompanhe para ver cada um deles em seus detalhes.
“Meu momento”: a hora da permissão

Um dos momentos de consumo mais importantes para o brasileiro, chamamos de “Meu Momento”. É aquele em que “se alimentar” não é o principal enfoque, mas sim “se permitir”. Isso significa que os alimentos indulgentes ganham total força aqui. Quanto mais indulgente, saboroso e permissivo for, melhor! De todas as ocasiões, essa é a mais emocional, estando 100% ligada às memórias de infância e esbanjar sabor.
54% dos respondentes dizem que em determinado momento do dia, querem saciar um desejo alimentar, sendo que 89% dessas pessoas escolhem esse momento para “se permitir”. A maioria diz que isso os deixa com um ótimo humor. Os 3 itens alimentícios que os consumidores mais escolhem nesse momento são: bolos, doces e sobremesa refrigerada, nessa ordem. 52% das pessoas tem esse momento após o jantar e 27% entre o almoço e o jantar. E o dado mais interessante é que 100% das pessoas dizem que esse momento é para si próprio, sozinho.
Ou seja, oferecer essas opções de sobremesa ou doces durante esse horário do dia e no formato de monoporções ou porções individuais é uma ótima alternativa para vender mais. Saiba vender mais e na hora certa para o seu cliente através dos momentos de consumo e traga opções de doces deliciosos para o cafezinho da tarde e que possam ser consumidos sozinhos, nesse momento de permissão e indulgência.
Produto Rich’s que combina com esse momento: Chantilly (46% dizem que gostam de consumir nesse momento).
Esse é o primeiro Momento de Consumo que a pesquisa trouxe. Continue lendo para vender mais e na hora certa para o seu cliente através dos momentos de consumo.
“Meu bem-estar”: quando o alimento faz bem

Quando o objetivo é nutrir-se e alimentar-se, esse momento é movido por pessoas que buscam por refeições completas para desfrutarem sozinhos, normalmente em casa.
Isso porque 97% dos respondentes dizem que escolhem “cuidar-se”. Além disso, esse cuidado vem acompanhado da necessidade de saciar um desejo, mas não necessariamente ligado à permissão da indulgência. Tanto que 33% dos respondentes escolhem macarrão para se alimentar nesse momento. 16% carne e 7% sobremesa. Esses momentos ocorrem na hora do almoço e jantar, em sua maioria, e 80% dos respondentes dizem que querem se alimentar bem no ambiente de casa (dentro de suas residências).
Para os respondentes, saciar a fome nesse momento é o objetivo e não necessariamente está ligado ao desejo de estar em grupo ou de permissão. É basicamente ter a certeza de que o alimento será uma boa alternativa para o almoço ou jantar.
Uma ótima ideia é criar deliverys que entregam em casa nesse momento, principalmente os alimentos que saciam e promovem bem-estar, sendo o macarrão o alimento preferido. Como a carne e a sobremesa também são escolhas para essa hora, os combos podem funcionar bem.
Produto Rich’s que combina com esse momento: Creme Culinário (41% dizem que gostam de consumir macarrão com molho nesse momento).
Esse é o segundo momento de consumo de grande importância para padarias. Para ver o próximo, continue lendo.
Momento “família reunida”: conexão e proximidade

Para esse momento de consumo, partilhar refeições saborosas é uma grande necessidade.
Isso porque, 42% dos respondentes dizem que esse momentos fazem bem para toda a família. Quando a família está reunida, 56% das pessoas dizem que querem se permitir e a indulgência também é importante.
Geralmente, esse momento ocorre na hora do almoço e entre o almoço e jantar. 51% dos respondentes dizem que acompanham sua família inteira nesse momento, 45% somente com cônjuge e 22% somente com filhos.
Os alimentos mais escolhidos para esse momento são: 35% bolos, 16% macarrão e 14% sobremesas refrigeradas. Ou seja: reunião de família é sinônimo de alimentos gostosos. Nesse sentido, oferecer sobremesas maiores, tamanho família e para mais de uma pessoa é uma ótima alternativa. A maioria dos respondentes ainda disseram que esse é um momento para saciar um desejo alimentar. Seja o pudim da avó, ou bolo de aniversário da criança: o momento de família reunida também conta com indulgência.
Produto Rich’s que combina com esse momento: Bases e recheios (30% dizem que gostam de consumir sobremesas cremosas e recheadas nesse momento).
Esses são os 3 momentos de consumo que podem ampliar as possibilidades de vendas no seu estabelecimento. A padaria ou confeitaria que você trabalha já aderiu à opções de monoporção ou tamanho família nos determinados momentos do dia? Saiba vender mais e na hora certa para o seu cliente através dos momentos de consumo e a possibilidade de vendas será sempre maior! Clique aqui para ver mais produtos e soluções Rich’s para o seu negócio!
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