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Natal 2023: O que esperar dessa data 

Segundo dados de pesquisa da Globo, o Natal 2023 está mais forte do que os outros anos. Se você está se perguntando o que esperar dessa data, seja no varejo ou nas confeitarias e padarias, então continue lendo.

Dados de mercado da confeitaria

Em um contexto pós-pandêmico, as festas de Natal ou celebrações passaram por transformações importantes. Todos os anos, as preferências de presentes ou os formatos de celebração se diferenciam. Mas um fator segue sendo o ponto principal das comemorações: a união. 

Entretanto, as alterações sociais e econômicas trouxeram novas perspectivas e oportunidades para os negócios. Por exemplo, a “exclusividade” é um fator que vem ganhando cada vez mais força. Isso significa que a busca por presentes totalmente personalizados e diferentes vem aumentando. Continue lendo para saber mais:

Sabendo que 89% dos brasileiros comemoraram o Natal no ano passado e 92% pretendem comemorar esse ano, alguns dados são muito interessantes para as padarias e confeitarias. Um deles é que 60% dos consumidores pretendem gastar, em média, até R$100 com doces, panetones e chocolates. Mas, nessa época do ano, 42% dos respondentes dizem que estão dispostos a gastar mais com produtos de maior qualidade. As marcas estão esperando vender 15% mais panetones esse ano do que no ano passado. 

Ainda no setor de alimentos, 46% dos respondentes dizem que pretendem comprar os alimentos que vão consumir durante o Natal em lojas físicas. Entretanto, 38% responde que irão comprar em atacarejos. 

Uma oportunidade muito interessante é que mais de 70% das pessoas dizem que não vem problema em baixar o aplicativo da loja ou supermercado. Claro, caso isso garanta algum tipo de benefício. Esses benefícios podem contemplar: formas de pagamento mais flexíveis, parcelamentos, descontos ou cashback. 

Preparativos desde já

Segundo essa mesma pesquisa da Globo, 78% das pessoas já estão iniciando os preparativos para o Natal. Ou seja, muitas pessoas já iniciaram não só os preparativos mas as compras de presentes. Sejam roupas, smartphones, utensílios domésticos, ou panetones, em média, 36% das pessoas pretendem comprar itens para o Natal com, aproximadamente, 1 mês de antecedência.

Quanto mais próximo da data, maior a intenção de compra em lojas físicas. Isso porque os prazos de entrega ficarão cada vez mais apertados. 

Fatores que influenciam a compra

Quando o assunto é escolha de loja, você sabe quais são os fatores que mais influenciam uma, ou invés de outra. O preço é um grande diferencial para 55% das pessoas. A facilidade e a variedade de produtos estão em segundo lugar (35% das respostas). 

80% das pessoas gostam muito da ideia de ter cupons de descontos disponíveis para a compra dos presentes. Isso é capaz de fazer uma pessoa priorizar uma loja. 

Quanto ao local de compra de presentes, as pessoas têm usado os marketplaces (37% dos respondentes). Em segundo lugar, as lojas físicas (32% das respostas). 59% dos consumidores dizem que gostam da ideia de realizar a compra em whatsapp ou site e retirar em loja física. O inverso também é comum. Ou seja, 72% estão dispostos a comprar produtos em lojas físicas e receber, depois de uns dias ou tempo, em casa. Isso é válido para o ramo alimentício também. 

Gostou dessas informações? Para ter acesso ao material completo da Globo, clique aqui.

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