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DICAS & TENDÊNCIAS

Produtividade

Você está utilizando a embalagem correta para o seu negócio?

O delivery é uma realidade. A entrega de alimentos em casa cresceu 23% desde 2018, segundo o Instituto de Foodservice Brasil (IFB). A pandemia e a necessidade de isolamento social só amplificaram essa tendência. A consultoria Food Consulting afirma que a demanda por serviços de delivery aumentou 250% durante a pandemia. Se a categoria de alimentos não era a mais representativa nas compras online, hoje ela é a principal.  

Neste contexto, as embalagens assumem enorme importância para o seu negócio. Afinal de contas, elas acondicionam o produto, estampam a sua marca e vão parar nas mãos do seu cliente. São, portanto, a extensão do seu negócio.  

Em primeiro lugar, as embalagens devem ser funcionais e seguras. Precisam garantir a integridade, a qualidade e a apresentação do alimento que está sendo entregue, sem expor o consumidor a riscos alimentares causados por possíveis contaminações durante o acondicionamento e o transporte.  

A embalagem correta é a que consegue conservar as características do seu produto – qualidade, temperatura, sabor, forma e visual – desde a retirada na loja até a casa do consumidor. A fórmula é simples: a embalagem deve assegurar que o cliente tenha, em casa, a mesma experiência de consumo que teria se estivesse na sua loja. Se isso acontecer, ele ficará satisfeito e certamente fará novos pedidos para entrega.    

Outro ponto importante é a sustentabilidade das embalagens. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o impacto do seu consumo no meio ambiente. Então, qual material você deve utilizar nas suas embalagens?  

O papel é o material indicado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o transporte de alimentos prontos. Ele não contamina os alimentos, não interfere no sabor, é reciclável e se decompõe rapidamente. A embalagem em papel não vira lixo. Quando separada e reciclada, volta a virar papel. Por determinação da Anvisa, sua composição deve ser 97% de papel biodegradável e 3% de polietileno virgem.  

As embalagens são também um “veículo” para a sua marca e podem somar pontos para a reputação do seu negócio, fidelizando consumidores e chamando a atenção de potenciais clientes. Para isso, as embalagens, além de funcionais, seguras e sustentáveis, devem ser bonitas e impactantes, utilizando as cores e a tipografia da sua marca e ícones e mensagens que reflitam o espírito do seu negócio.  

Lembre-se: muitas pessoas gravam vídeos abrindo a embalagem e apresentando o seu produto em postagens nas mídias sociais. Uma embalagem correta e bonita, com o alimento bem acondicionado e protegido, desperta o desejo de consumo e atrai futuros clientes.  

A superfície da embalagem é ainda um espaço útil para veicular ações comerciais e de marketing. Por exemplo, ela pode conter cupons de desconto, recortáveis, comunicar promoções e trazer informações sobre novas delícias do seu cardápio. 

E você, já utiliza as embalagens como material de divulgação da sua marca? Compartilhe a sua experiência nos comentários! 

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