Economia
Evolução da loja física: um local de experiências, não só vendas
A evolução da loja física para um local de experiências e não só vendas está cada vez mais latente. A partir da grande força e aumento das compras online, você sabe dizer qual o papel da Loja física para o consumidor atual? Veja como as lojas tem se adaptado à nova tendência e conceito do varejo.
Vista como uma ferramenta que potencializa as vendas, on e offline, as lojas físicas aumentam a confiança dos consumidores em relação à marca e melhoram a experiência do cliente. Veja a seguir qual o papel da loja física em um estudo da globo e continue lendo.
O papel da loja física no varejo
O estudo “Store of the Future” explora o fato das lojas físicas deixarem de ser apenas um local de compra. Elas são espaços de engajamento, interação e fortalece conceitos na cabeça do cliente. Os respondentes do estudo em questão dizem que:
- A loja física é um local onde é possível testar produtos antes de comprar;
- É um ambiente onde se torna possível a interação e recomendação;
- O local que proporciona atendimento personalizado e suporte de vendedores, caso necessário.
- Trata-se de um ambiente confiável e seguro, caso apareçam problemas no produto ou necessidade de troca;
Uma prova de que as lojas físicas são ainda muito importantes para o consumidor, é que as lojas físicas ainda representam quase 90% de tudo que é comprado no varejo. Mesmo em um ambiente pós pandemia, a loja física segue muito importante. A venda online não ultrapassará o comércio físico tão cedo. Mesmo que a projeção seja de uma grande aceleração do e-commerce nos próximos anos, as lojas offline seguem sendo grandes potentes.
É claro que para bens duráveis, como eletrônicos, esse padrão é diferente. Informática, peças automotivas e acessórios são as 3 categorias mais vendidas no e-commerce. Esse número ainda é maior na loja física!
Afinal, 63% dos shoppers afirmam que sempre, ou quase sempre, realizam suas compras de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis em lojas físicas. Ou seja, a loja online é um ótimo canal de busca, antes de se deslocar à loja física.
Isso é uma realidade para todos os perfis. Seja da classe A, B, C ou D. Todas elas ainda escolhem realizar compra de bens duráveis nas lojas físicas. Entretanto, as lojas físicas não são apenas um espaço de compra e venda.
O principal objetivo de visita a uma loja física é a pesquisa e experiência com produto. 54% dos respondentes estão nesse universo. E o mais interessante: 20% se deslocou à loja física somente para pesquisar, mas acabou comprando.
Por isso, as lojas físicas seguem sendo fundamentais para a jornada do cliente. Elas contam histórias, criam experiências e são importantes para a aquisição de novos clientes. É por isso que a loja física se tornou um local de experiências e não só vendas.
A relação com as lojas físicas
Seja para pesquisar ou comprar, existe uma relação importante com as lojas físicas. 36% das pessoas visitam mensalmente uma loja offline. Nessa visita, novas relações são estabelecidas e impulsionam novas experiências. Principalmente, nas datas sazonais, que são importantes aliadas à conversão. 68% das pessoas compram presente para suas mães em lojas físicas. 71% compram no dia dos pais. 43% escolhem visitar a loja física durante a black friday. Todos eles alegam que nessas datas a loja offline é a melhor opção de compra pois a troca é simplificada.
20% dos respondentes dizem que a loja física é ótima pois proporciona que retire o produto na hora. Além disso, dizem que as lojas físicas são importantes para as compras online. Além disso, essas pessoas consideram que comprar em loja online e retirar em loja física é uma ótima opção. Por isso a loja física se tornou um local de experiências e não só vendas. Veja aqui como funcione essa tendência de retirada em loja física após compra online.
Por que escolher loja física?
Dentre os atributos na hora de escolher a loja física, os mais importantes estão listados à seguir.
O preço é o primeiro deles, resposta de 49% das pessoas. A qualidade do atendimento vem em segundo lugar. E em terceiro lugar, a variedade de produtos. Para 54% dos respondentes, o principal método de pagamento é o cartão de crédito. 88% dos respondentes costumam ter uma loja em mente, mas visitam várias para garantir o melhor preço.
O mais interessante é o diferencial do atendimento em lojas físicas. Veja a seguir:
O atendimento das lojas fícias
68% dos respondentes dizem que o atendimento das lojas offline é muito mais esclarecedor do que na loja online. Além disso, 66% afirma que já foi convencido a comprar por causa de um vendedor. A qualidade do atendimento é mais importante para as mulheres do que para os homens, sendo um dos fatores mais relevantes para a classe A.
60% das pessoas que visitaram uma loja física nos últimos meses realizaram a compra de algum produto. O interessante, é que existe uma perspectiva positiva sobre os próximos anos. 48% acredita que sua situação financeira vai melhorar em 2023 e 27% acredita que vai melhorar em 2024. 80% dos respondentes dizem que pretendem fazer compra de eletrodoméstico, moveis ou acessórios nos próximos 6 meses.
Além desses fatores, é possível se aproveitar do ambiente digital para levar ao físico. A propaganda na internet pode levar mais pessoas à loja online. Por isso, investir em mídias sociais é uma ótima alternativa, mesmo para quem possui somente loja física. Veja aqui como isso é possível.
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