Economia
Tornando padarias dentro do supermercado mais rentáveis, sem perder a identidade
Toda padaria dentro do supermercado tem uma identidade. Seja através dos doces, dos pães, das vitrines ou do atendimento, é importante para cada padaria conseguir encontrar uma fórmula única para se relacionar com os clientes.
Entretanto, essa não é uma tarefa fácil. Principalmente quando existe uma preocupação em manter os custos menos elevados. Existem algumas opções de insumos no mercado que vendem a redução de custos. Entretanto, não olham com carinho para a identidade de cada padaria dentro do supermercado.
Nesse sentido, trouxemos alguns pontos de atenção que podem ajudar as padarias dentro de supermercados a serem mais rentáveis. Isso sem colocar em cheque sua identidade.
Solução 1: A aparência importa
Quando falamos de aparência, dentro das padarias dentro de supermercado, estamos dizendo não só apenas sobre o local de exposição. Estamos falando, também, sobre o visual das criações. Para que seja possível fazer a redução dos custos sem perder a identidade da padaria, é necessário considerar dois grandes fatores. Dentre eles, estão:
Aparência de frescor:
Sabemos que uma das grandes queixas dos clientes, que pode impedir o aumento do consumo em padarias dentro de supermercados, é a “falta de frescor”. Isso pode ser comprovado em uma das pesquisas que a Empresa Global Rich’s fez com consumidores finais. Nessa pesquisa, feita com centenas de pessoas, os respondentes diziam que não gostam de comprar produtos que não tinham aparência de frescos. Por isso, sabemos como é importante que a aparência do produto final seja fresca.
Por isso, a Rich’s oferece a linha de cremes tipo chantilly congelados, que mantém estabilidade e performance por mais tempo. Com Bettercreme, por exemplo, é possível espatular sem erro. Com a qualidade que nenhum outro chantilly consegue ter, Bettercreme tem um shelf-life impressionante. Por isso, as Padarias dentro de Supermercados optam por cobrir suas criações com os chantillys congelados Rich’s. Não haverá migração de cor, o sabor permanecerá delicioso do começo ao fim, sem bolhas, rachaduras ou imperfeições e com estabilidade imbatível no mercado. Isso garante uma aparência de frescor por muito mais tempo, evitando as famosas “quebras” dos bolos. Dessa forma, será possível reduzir esses custos de desperdício.
Além do chantilly congelado, a Rich’s conta com uma linha de recheios. Essa linha se mantém cremosa e saborosa por mais tempo. Isso também amplia a sensação de frescor.
Iluminação, limpeza e disposição:
Além da preocupação em manter produtos com aparência e sensação de frescor, é muito importante que os estabelecimentos invistam em boa iluminação, limpeza e na disposição correta das criações ao oferecê-las.
Quanto à iluminação, é possível atrair mais o público, já que os clientes terão uma melhor percepção do produto. Além disso, a iluminação correta amplia a sensação de limpeza e frescor. Uma boa iluminação transmite sensação de segurança e tranquilidade, o que amplia o tempo de permanência do cliente no local e, consequentemente, pode aumentar as vendas.
Outro ponto importante é que existe uma tecnologia que podem ajudar na manutenção dos produtos. Por exemplo, os LEDs são uma fonte de luz que não emite calor, nem raios UVA e nem infravermelhos. Isso significa que esse tipo de tecnologia reduz o tempo de deterioração dos alimentos.
As pessoas se atraem mais facilmente a produtos com cores intensas e coloridas. A iluminação correta pode ajudar a despertar essas sensações de qualidade nos clientes.
Quanto à limpeza e organização, uma pesquisa feita pela APAS, em parceria com a Nielsen, aponta que a “limpeza e ordem” é um dos fatores de decisão para 48% dos consumidores ao escolherem uma loja.
Dentro das padarias de supermercados, isso não poderia ser diferente. A pesquisa realizada pela Rich’s mostra que mais de 20% dos consumidores prefeririam comprar em locais com uma exposição melhor dos produtos, em locais mais limpos e novos/reformados.
Outro ponto a ser considerado, é a manutenção das geladeiras. Em muitas padarias e confeitarias dentro de supermercados, existem as geladeiras que se mantêm fechadas. Esse tipo de refrigeração é muito positivo para conservar o alimento. Porém, na maioria dos supermercados, a limpeza do vidro não é recorrente. O que pode embaçar os vidros e prejudicar as vendas, já que o produto não terá boa visibilidade. Veja na imagem a seguir:

Solução 2: Redes Sociais são grandes aliados
Muitos de nós sabemos que a confeitaria e a padaria dentro dos supermercados tendem a ter uma localização mais afastada da entrada do supermercado, o que pode dificultar a chegada do cliente até lá.
Ao mesmo tempo, na era digital, é muito comum ver supermercados fazendo postagens sobre os produtos e promoções das gôndolas. Entretanto, existe um enorme gap de postagens referente às padarias e confeitarias dentro desses supermercados. Logo, os poucos supermercados que o fazem tem um oceano azul de audiência em relação ao tema. Veja duas soluções que as redes sociais podem trazer à sua padaria ou confeitaria dentro do supermercado:
Maior visibilidade, mesmo estando longe da entrada.
Usar as redes sociais para ampliar o conhecimento do cliente e comunicar as delícias dentro da confeitaria e padaria são ótimas alternativas para aproximar o cliente desse local, fazendo com o cliente ande por grande parte da extensão do mercado até chegar nas padarias e confeitarias. Isso pode não só ampliar a venda de bolos, doces e pães dentro da padaria, mas também o consumo de outros produtos que estão no caminho.
Potencial de compra nas datas comemorativas
As datas comemorativas são sempre grandes potenciais para vendas, principalmente quando o assunto é a confeitaria. Isso porque, em datas como Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal, entre outros, as pessoas ampliam a intenção de compra nessas ocasiões. Logo, criar sobremesas ou bolos temáticos para essas datas é muito importante.
É por isso que a multinacional Rich’s vai além, oferecendo esse serviço de criação especial de receitas. Além de fornecer produtos excelentes e campeões do mercado, a Rich’s cria, com um time de técnicos especializados, receituários exclusivos para cada época do ano. Esses receituários são elaborados em cima de estudos de tendências de mercado e são disponibilizados para os confeiteiros que trabalham nas padarias dentro de supermercados.
Além disso, os técnicos da Rich’s se dispõem a fazer receituários específicos para cada estabelecimento, preservando a identidade de cada padaria. Ou seja: a equipe técnica elabora receitas sazonais, faz estudo de preço e aceitação do público, treina a equipe para o resultado perfeito e ainda acompanha toda a ação para dar suporte em qualquer necessidade.
Ou seja, quem compra os produtos impecáveis da Rich’s, ainda tem esse serviço de criação de receituários, sazonais ou não.

Solução 3: Produtos que garantem mais estabilidade e performance por mais tempo
Reduzir os custos sempre será um desafio para as padarias dentro de supermercados. Mas isso não significa encontrar sempre os fornecedores mais baratos. Mas sim aqueles que entregam mais soluções e garantem maior valor percebido ao cliente. Por exemplo: você pode usar um chantilly mais barato nos bolos da sua confeitaria dentro de supermercados. Entretanto, as ao analisar a aparência de frescor ou as “quebras” dos bolos, você perceberá o quanto é importante escolher o insumo que te dá maior segurança no quesito durabilidade.
Veja a seguir alguns casos que devem ser levados em consideração:
- É difícil encontrar mão de obra especializada em confeitaria disponível para preparo dos bolos dentro de supermercados. Logo, ter um produto que ameniza erros, fácil de trabalhar e com suporte técnico é um ótimo redutor de desperdício. A Rich’s se empenha em entregar exatamente isso.
- A vitrine que mostra produtos mais perfeitos, com maior aparência de frescor, tendem a vender muito mais. Por isso, escolher Bettercreme é uma boa solução. O manuseio e resultado final é perfeito, por mais tempo.
- O rendimento diz muito! Você pode encontrar produtos no mercado que são bastante aerados e com preço mais baixo. Mas a quantidade de produto que deverá ser aplicada para obter um resultado mais perfeito é bem maior. Por isso, o chantilly congelado Rich’s te traz uma segurança de que com o mínimo de aplicação, você terá estabilidade e performance.
Nesse sentido, muitas padarias vêm se apoiando nos serviços e produtos Rich’s. Para manter sua identidade e também realizar a manutenção do custo, sem refletir em preços exacerbados para o cliente final. Se você também gostaria de conhecer a Rich’s, acesse https://www.richs.com.br/contato/ ou clique para conhecer as nossas Redes Sociais.
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